sábado, 3 de janeiro de 2009

Óbidos - Caldas - Badajoz

Nos dias 1 e 2 de Maio de 1987 mais uma jornada cicloturista envolvendo cerca de 500 participantes, que se inscreveram para o programa deste ano com partida simbólica da Vila de Óbidos e destino a Badajoz. O traçado era igual a outros anos, apenas se introduziu a partida dessa vila museu aqui bem próxima de Caldas da Rainha. O programa referia em título Ciclo – Brevet Internacional – Grande Fundo, com partida de Óbidos, passagem por Caldas, Rio Maior, Santarém, Almeirim, almoço em Coruche e dormida em Montemor-o-Novo. No dia seguinte saída de Montemor, almoço em Borba, Elvas e finalmente Badajoz.
A organização a exemplos dos anos anteriores teve o seu timoneiro habitual, Mário Lino, mas desta vez pertenceu à Casa do Benfica de Caldas da Rainha, tendo o apoio técnico da Associação de Ciclismo de Santarém.
A jornada foi um sucesso organizativo e de convívio entre todos os participantes, não sendo demais repetir o enorme impacto que estes eventos têm tido na Extremadura Espanhola.
Há que salientar que desde a primeira edição, acompanham sempre a coluna de ciclistas, os Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha e no percurso a GNR e a PSP têm uma missão importantíssima na segurança dos mesmos.
Este ano deslocou-se propositadamente à fronteira do Caia uma figura mundial do cicloturismo o Belga Maurice Vertongen ex Secretário Geral da Euraudax e que percorre o mundo há mais de 64 anos em bicicleta. Também participou o Carlos Vieira, campeão mundial de resistência em bicicleta Guiness.Book.
O Expresso de que juntamos a edição evocativa desse ano, já custava 125 escudos.


Clique nas imagens para ver o pormenor

1 comentário:

Pedro Alves disse...

Olá,

Pois o Expresso já era caro...

Isso eram boas influências para um passeio desses.
Ainda existe algum resticio de Audax em Portugal?