domingo, 1 de fevereiro de 2009

Licença de Trânsito Para Velocípedes

À época do ano de 1958, devia estar eu a ir para a escola primária, era necessário ter licença de trânsito para se poder circular legalmente de bicicleta nas estradas do Estado, como está escrito na respectiva licença que anexo, datada de 13 de Agosto de 1958, sendo tirada semestralmente. Ainda fiz a busca on-line para ver o Decreto-Lei 39911 de 19 de Novembro de 1954, para ver quanto se pagava, mas os diários só estão disponíveis a partir de 1960.
Em 1976 quando adquiri uma bicicleta apenas para me deslocar na cidade tive também que tirar a carta de condução de velocípedes, carta essa que era emitida pela Câmara Municipal, que comportava uma pequena volta, pelo menos para se ver se sabíamos andar de bicicleta. Ainda fui aos meus arquivos para ver se ainda a tinha, mas já não sei dela, deve-se ter extraviado em qualquer momento de arrumação de papeis antigos.
Os tempos eram outros e o Estado, como hoje, procurava arranjar as suas receitas.

4 comentários:

Pedro Alves disse...

Olá,

Acho que tive de tirar a licença também... no início dos anos 90

Acho que ainda a tenho algures.

Filipe disse...

Eu para ser franco nem sei se ainda é necessário ter licença de condução de bicicleta. Um dia destes ainda a policia me manda parar e pede-me a tal carta que eu nem sei onde está!!!
Boas pedaladas Pedro Alves.

Anónimo disse...

Bem. V. ainda deu uma voltinha...eu nem isso. Eles confiaram em mim, mas também em 1962 ainda se podia confiar nos condutores, nem que fosse de bicicletas...

Filipe disse...

Eu por acaso ainda dei uma pequena volta, mas aquilo era só uma formalidade, nada mais.