quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cabo Carvoeiro

Este post não trata de qualquer assunto de cicloturismo, mas com o verão à porta sabe sempre bem ver o mar. As edições Pirata realizaram um vídeo em alta resolução com vistas do Cabo Carvoeiro, que fica a cerca de 30 km de Caldas da Rainha. Afinal sempre falo de ciclismo, um domingo destes vou até lá de bicicleta.
A descrição abaixo é do Wikipédia.
“O Cabo Carvoeiro situa-se sobre o Oceano Atlântico, no concelho de Peniche, Distrito de Leiria, em Portugal. É um local de grande valor natural e paisagístico, com grande variedade de falésias calcárias fortemente erodidas e campos de lapiás. É o ponto mais ocidental de Portugal a norte do Cabo da Roca. A oeste pode avistar-se o pequeno arquipélago das Berlengas, integrado numa reserva natural terrestre e marinha. Neste local foi erguido o Farol do Cabo Carvoeiro, de 25 m de altura, devido aos inúmeros naufrágios ocorridos nesse trecho do litoral. A pequena Capela de Nossa Senhora dos Remédios, cerca do cabo, é o destino de uma concorrida romaria. Tem o interior revestido por valiosos azulejos do século XVIII, da oficina do mestre António de Oliveira Bernardes. Na vizinha Gruta da Furninha, foram encontrados vestígios de ocupação humana remontando à pré-história.”


2 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

Como vc não se lembra da gente do outro lado do mar... fui atras do Google maps para ele achar o Cabo Carvoeiro... http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Cabo+Carvoeiro,+Portugal&sll=-8.054278,-34.881256&sspn=0.335177,0.617981&ie=UTF8&ll=39.346246,-9.380608&spn=0.062127,0.219727&z=13

O lugar parece ser lindo, as falésias de pedra são raras no Brasil, constituição sedimentar as nossas são quase sempre de argila e muito mais baixas! Apenas no Rio de Janeiro encontramos algo parecido... Legal vc dispor de lugares cuja beleza faz bem ao espírito enquanto pedala!

Filipe disse...

Rogério, pode crer que quando coloquei o vídeo e a informação do Wikipédia sobre o Cabo Carvoeiro foi a pensar em si e de muita gente de outros Países que passam pelo blog. O blog é também um veículo de comunicação e podemos mostrar algo da nossa zona a que chamamos Oeste.