domingo, 5 de julho de 2009

Semana 27

Hoje domingo apesar de ter consultado o boletim meteorológico e já sabendo que poderiam ocorrer aguaceiros, quando saí pelas 7:40h, apesar de algumas nuvens, o sol marcava presença. Passados cerca de 15 km apanhei a maior molha da época, a chuva ao bater na cara até doía, pelo que fiquei molhado até aos to….
Como já estava molhado continuei mas não fiz a volta que tinha previsto, fui até à Nazaré e fiz apenas 69 km, quando a minha intenção era fazer cerca de 90.
Tirei uma foto de um banhista sozinho na praia da Nazaré, onde também chovia, ainda que ligeiramente.
No sábado 4 de Julho e como ainda não tinha saído esta época com a minha mulher de bicicleta, fiz 22 km à estrondosa média de 16,4 km/h, no seu passo.
A 2 de Julho como ainda estou de férias voltei a sair de manhã e fiz 67 km no passo habitual.
No dia 30 de Junho fiz a primeira saída da semana em bicicleta tendo feito 69 km no ritmo normal. Não senti que tivesse recuado na forma apesar de estar estes dias sem andar na estrada.
Pois como tinha previsto enquanto estive fora para além das caminhadas tendo feito apenas 48 km, andei em bicicleta estática onde fiz 190 km. Nunca consegui fazer mais de 30 km por hora e esse foi o máximo de tempo por sessão. Já tenho ouvido falar que alguns fazem 40 e mais km eu não consegui, o que até nem é de estranhar. É verdade que fiz sessões onde fui até ao nível 8 onde a potência utilizada andava pelos 180/200 wats sendo que no nível 1 andava entre os 50/60.

4 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

Filipe, bem vindo de volta aos treinos. Tenho algum problema com bikes estáticas. É chato demais da conta! E cá entre nós, tb tenho uma paciência igual a sua para os passeios com a minha namorada a 11km/h por 20km! heheheh... Bem, a pergunta de hoje: Você acha válido para quem quer fazer CICLOTURISMO, viajar usando a bicicleta por perto (+/-300km) fazer digamos uma semana pedalando todos os dias 40-50km em torno de casa para adaptar o corpo a esta constância de esforço diário ou vale mais a pena ir fazendo cicloviagens periódicas, cada vez mais longe!?

Filipe disse...

É verdade já por cá ando nas minhas voltas, acabei agora mesmo de chegar de uma. Eu também não gosto nada de estar fechado numa sala a fazer desporto, vai contra tudo aquilo que gosto. Mas neste caso teve que ser, pois era a única possibilidade de fazer alguma coisa. Este ano estou mesmo a pensar comprar um rolo para no inverno fazer umas sessões aqui em casa, de modo que nunca baixe muito a forma.
Rogério com os km que o amigo já tem nas pernas esta época, faz isso com uma perna ás costas, 50 km por dia não é nada de mais. Se for necessário faça uma massagem após cada dia para recuperar bem. Claro que pela minha experiência e apenas isso, pois o teórico e prático destas coisas é o Pedro Alves, como sabe, se quiser aumentar o patamar da distância em treinos com sessões de 80 a 100 km, claro que mais facilmente depois fará os tais 50 km/dia.

Pedro Alves disse...

Olá,

200 wats 30 minutos numa bicicleta estática corresponde a uma velocidade média na estrada sem vento e em plano algures nos 33/35 km/h.

Bons treinos esses Filipe

Filipe disse...

Então pelo que me diz os treinos não foram maus.
Nunca tinha andado um pouco mais a sério em bicicleta estática.
Foi a única hipótese de ter alguma actividade em cima de uma bicicleta, mas não sou fã. Mas o que nós pensamos que tem de ser tem muita força.
Está quase a chegar a data do seu desafio...