quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Tem Sido Assim....

Desde 20 de Outubro de 2009 que tenho treinado no rolo. Durante o mês de Novembro apenas saí 2 vezes para a estrada tendo feito 108 km. Em Dezembro ainda foi pior, apenas saí para o alcatrão uma vez, tendo feito 51 km. Isto aconteceu pois andei envolvido na época de caça que me tirou todos os domingos e a maior parte dos sábados.
De modo que para manter alguma actividade ciclista, a solução foi o rolo, como eu já sabia, daí o ter adquirido para estar activo nesta área.
Nestes dois meses com a bicicleta velhinha na sala e a minha mulher a reclamar, fiz em 30 sessões 31.30 horas e 942 km. As sessões máximas duraram 1h20m, não consegui nunca fazer mais tempo, não por impossibilidade física, mas por monotonia.
As sessões de rolo têm sido uma pré-época do designado período base, com sessões nas faixas cardíacas entre os 50% e os 70% e esporadicamente 75%. O polar velhinho tem dado um jeitão. Espero a partir de Janeiro de 2010 começar os treinos na estrada, ainda que continue a fazer rolo durante a semana, pois até Março anoitece cedo não permitindo saídas para além dos sábados e domingos.
Penso que o rolo me tem permitido melhorar a parte técnica da pedalada, pois sempre tive a noção que fazia muito mais força na perna direita que na esquerda. Não tenho sensor de potência para poder ter a noção exacta, mas tenho a certeza que tenho melhorado, até pela massa muscular.

3 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

Filipe, combine as pedaladas com filmes de ação em DVD. Tem até um ótimo sobre ciclismo, que pode te inspirar - AMERICAN FLYERS, com o Kevin Costner (http://www.imdb.com/title/tt0088707/) ou então As bicicletas de Belleville (http://www.imdb.com/title/tt0286244/) Mesmo que não dê para fazer isto todo dia, porque não vai ter tantos filmes do tipo, sempre se pode fazer um tipo de "SESSÃO ESPECIAL" uma vez por semana, em que vc compete CONTRA os caras do filme - um pouco de imaginação, vestuário completo, e muita força de vontade, e vc se verá escalando as montanhas do Novo Mexico, ou no Tour de France ou ainda no Giro D´Itália. Funciona!

Filipe disse...

Olá Rogério, a ideia é boa, mas nestas sessões voltei ao antigamente, ligo o rádio e estou entretido.
Bom ano para si.

Pedalando & Olhando disse...

Neste caso "musical", faça um upgrade na trilha sonora. Eu uso Lady Gaga e mixes de musica eletrônica (em cima de um sistema de treinamento chamado Body Pump)... minha namorada chama de BATEDEIRA ELETRÔNICA, mas já fiz inúmeros testes e vi que o rendimento nas sessões de musculação e marcha atlética quase dobram com este tipo de música. Lembra aquelas trilhas sonoras de filmes de ação que seguram seu batimento cardíaco lá nas alturas! Pessoalmente, prefiro clássicos, Bocelli ou cantoras românticas brasileiras, mas não achei nada melhor para agitar as sessões de treino!